2006-10-04
Óssip Mandelstam, Stéphane Mallarmé e William Shakespeare na 10

 

Ainda a propósito da próxima "aguasfurtadas" 10, já aqui falamos de alguns trabalhos a ter em conta na área da tradução, nomeadamente os poemas de Gez Walsh, traduzidos por Helder Moura Pereira. Mas há mais. A dez incluirá também um texto em prosa do autor russo Óssip Mandelstam, "Achtarak", que faz parte do ciclo "Viagem à Arménia", ainda inédito em português. A tradução é da responsabilidade dos incontornáveis Nina Guerra e Filipe Guerra. Manuel Resende, por sua vez, traduziu para a 10 o poema "Une Negresse", de Stéphane Mallarmé, e o Soneto 57, de William Shakespeare. A não perder, pois.

furtado por Rui Manuel Amaral | 08:16

3 Comments:

Blogger Vostradeis said...

Há uma dicussão interessante que está a ter lugar no blog Neo-Normal, que tem a ver com plágio, e envolve o poema da Rosa Vermelha, da iraniana Forugh Farrokhzad, já aqui publicado. Será lícito ganhar um concurso literário assumindo a autoria de um poema inédito na nossa língua, fazendo apenas a tradução e ligeiras adaptações?

10:10  
Anonymous Anónimo said...

Conhecemos, pelas aguasfurtadas, o TRADUTOR de Farrokhzad, Mohsen Rostami, seu compatriota. A tradução é excelente (e quem comparar com as versões francesa e inglesa notará a diferença). Na aguasfurtadas o poema Rosa Vermelha é publicado como sendo da autoria de Farrokhzad e TRADUZIDO como tal por Rostami, e foi assim que o próprio tradutor se assumiu, abertamente. Se houve qualquer coisa ANTES menos correcta no tocante a este poema, para mim foi completamente sanada com esta atitude aberta de Mohsen Rostami. O resto são chicanas. Mohsen até poderia ser a reencarnação do xá da Pérsia que eu não ligaria a isso.
Filipe Guerra

17:48  
Anonymous Anónimo said...

É verdade, aliás os mais de 30 contos (na altura) que o Mohsen Rostami recebeu no concurso, além do artigo publicado no Diário de Coimbra, já foram todos gastos e... adivinhem, isso já foi no tempo do escudo!. Agora não, o senhor é respeitável e traduziu um lindo poema (valha-nos isso).

21:21  

Enviar um comentário

<< Home

Bem-vindo ao blogue da
aguasfurtadas
revista de literatura, música e artes visuais

| g r u p o e d i t o r i a l |

| i n f o |

A "aguasfurtadas" é uma edição do Núcleo de Jornalismo Académico do Porto.

Rua Miguel Bombarda, 187, R/C, 4050-381 Porto.

| n ú m e r o a c t u a l |

| a g u a s f u r t a d a s 1 0 |


Poemas de Angélica Freitas (com introdução de Ricardo Domeneck), Rogério Rôla (com introdução de Margarida Vale de Gato), Vítor Oliveira Jorge, Pedro Amaral, Gez Walsh (com tradução de Hélder Moura Pereira), Stéphane Mallarmé (com tradução de Manuel Resende) e William Shakespeare (com tradução de Manuel Resende).
Contos de António Gregório e Luís Graça.
Ensaios de Manuel António Pina, Tiago Bartolomeu Costa, Samuel Silva e João Pedro d'Alvarenga.
E ainda um texto de Óssip Mandelstam, com tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra.
Ilustrações de Arff, Ana Justo, João Marçal, Francisco Cruz, Pedro Augusto, Scotch, Ana Xé Ribeiro e Agostinho Santos (com texto introdutório de André Sousa Martins).
Fotografias de Ângelo Fernandes, António Vieira, Filipe Silva, Luís Duarte, Hélio Mateus, Sofia Serrão e Fátima Séneca.
Bd de Jorge Soares.
Partituras de Ângela Ponte, Nuno Estrela e Nuno Peixoto de Pinho.
CD áudio com obras de Ângela Ponte, Nuno Estrela, Nuno Peixoto de Pinho, Carla Oliveira, Fátima Fonte e Gustavo Costa.


| P o n t o s d e v e n d a |


Em Lisboa:
Livraria Da Mariquinhas

No Porto:
Galeria Sargadelos
Pulga
Poetria
Unicepe
Matéria Prima
Maria vai com as outras
Leitura
Livraria Utopia (Rua da Regeneração, 22; Telef.: 222 083 526).
Livraria Nova Fronteira (C. C. Brasília, Rotunda da Boavista).
Biblioteca Musical (Rua Cândido dos Reis).
Livraria Índex (Rua D. Manuel II, junto ao Palácio de Cristal).

Encomendas on-line: A revista também pode ser encomendada via internet. Para isso, basta usar os serviços de encomenda on-line das livrarias acima citadas ou através de um pedido directo para o editor, enviando um mail para jup@jup.pt.

| b l o g a r c h i v e s |

-->